Um sonho ou desejo de viver da própria arte define a vida para muitas pessoas. E essa jornada pode ser solitária. Por isso, preparei aqui algumas ideias para você viver da sua própria arte.
A maior parte dos profissionais das artes querem cruzar suas jornadas profissionais sozinhos, o que exige muito mais esforço, tempo, dinheiro, paciência e resiliência, por exemplo, para experimentar todos os erros, tentativas, para um acerto. E isso te faz sobreviver do seu talento, e não viver os seus sonhos.
Quando essa jornada é acompanhada, por um olhar de fora, ou vários olhares, o tempo é encurtado, o esforço, relativamente diminuído, o investimento necessário é melhor aplicado em você, a paciência e a resiliência… Essa você precisará de qualquer jeito, o nome disso é vida!
Viver da sua própria arte é um desafio, mas é possível com dedicação e planejamento. Por isso preparei…
Algumas ideias para você viver
da sua própria arte:
1. Identifique o seu nicho
Identifique a área em que você deseja se destacar, como pintura, escultura, fotografia, ilustração, entre outras. Concentre-se em um nicho específico para se tornar especialista na área.
2. Crie um portfólio
Crie um portfólio online que mostre o que você tem de melhor para oferecer ao mundo, à(s) sua(s) melhor(es) obra(s), habilidade(s). Use plataformas de redes sociais ou sites de portfólio para exibir seu trabalho.
3. Desenvolva seu estilo
Desenvolva seu próprio estilo de arte e trabalhe continuamente para aprimorá-lo. Isso ajudará você a se destacar e a ser reconhecido(a) pela sua singularidade.
4. Conecte-se com outros artistas
Conecte-se com outros artistas e participe de eventos e exposições de arte. Isso ajudará você a conhecer outros profissionais do setor, aprender com eles e expandir sua rede de contatos.
5. Promova sua arte
Promova sua arte em plataformas online e offline, como redes sociais, blogs e eventos de arte. Utilize técnicas de marketing para promover sua arte.

6. Venda a sua arte
Venda suas arte online ou em espaços físicos locais. Considere participar de feiras de arte ou festivais de rua para aumentar sua exposição e alcançar novos públicos.
7. Dê aulas da sua habilidade
Considere dar aulas sobre o que você tem maior conhecimento em sua comunidade ou online. Compartilhe sua experiência e conhecimento com outros artistas e pessoas interessadas no que você tem de melhor para oferecer.

8. Mantenha-se atualizado(a)
Mantenha-se atualizado(a) sobre as tendências do mercado das artes, técnicas, novidades no setor, bem como assuntos satélites (aqueles que orbitam a sua área de atuação). Isso ajudará você a aprimorar suas habilidades e adaptar-se às mudanças no mercado.
9. Venda suas criações em marketplaces online
Se o seu talento gera um produto físico, existem diversas plataformas online que permitem que você venda suas criações, como Ex. Mercado Livre; B2W Americanas (Americanas, Submarino e Shoptime); Amazon; Via Varejo (formado pelas redes varejistas Ponto Frio, Casas Bahia e Extra); Magalu; OLX; Submarino; Elo7; Enjoei; Wish; Estante Virtual; Facebook;….
10. Serviços de streaming de música
Os serviços de streaming de música, como o Spotify, permitem que os músicos ganhem dinheiro por meio de royalties gerados pelo streaming de suas músicas. Os músicos podem ganhar dinheiro com base no número de streams que suas músicas recebem.
11. Faça trabalhos encomendados
Aceite encomendas para criar peças de arte personalizadas para clientes, como retratos, murais ou ilustrações. O número de músicas e coreografias para momentos especiais sob medida, só aumentam. Assim como esses serviços, existem vários que podem ser feito sob encomenda, inclusive o seu.

12. Workshops ou palestras
Compartilhe seu conhecimento e experiência com outros artistas ou interessados em arte através de workshops ou palestras.
13. Patrocínio e parcerias
Músicos podem ser patrocinados por marcas ou empresas que querem se associar a uma imagem positiva. Essas parcerias podem incluir o uso de produtos da marca em shows ou a criação de conteúdo promocional.
14. Faça ilustrações para livros ou revistas
Se você é um ilustrador, ofereça seus serviços para editoras de livros e revistas.
15. Crie produtos licenciados
Transforme suas criações em produtos licenciados, como canecas, camisetas ou capas de celular, e venda-os online ou em lojas físicas.
16. Realize exposições individuais ou coletivas
Organize exposições individuais ou coletivas em galerias de arte locais para aumentar sua visibilidade, ou inicie em espaços alternativos com a sua marca (a sua cara!).

17. Venda seus serviços de design gráfico
Se você é um designer gráfico, ofereça seus serviços para empresas ou empreendedores que precisam de material visual para suas marcas.
18. Trabalhe com arte terapia
Se você tem experiência em psicologia ou terapia, pode oferecer sessões de arte terapia para pacientes que buscam uma forma de se expressar.
19. Venda produtos com suas criações (merchandising)
Além de vender sua arte, considere criar produtos como camisetas, canecas, capas de celular e outros itens com suas criações. Você pode vendê-los em sua própria loja virtual ou em marketplaces online. OBS. Considere a venda sob medida, antes de criar estoque.
20. Faça parcerias com empresas
Identifique empresas que possam se interessar em usar suas criações em campanhas publicitárias, trilha sonora, embalagens ou produtos licenciados. Entre em contato e ofereça seus serviços.

21. Produção de jingles e trilhas sonoras para anúncios
Os músicos podem ganhar dinheiro produzindo jingles e trilhas sonoras para anúncios de televisão, rádio e internet. Esses trabalhos podem ser contratados por agências de publicidade.
22. Trabalhe como freelancer
Se você é designer gráfico ou ilustrador, pode trabalhar como freelancer para empresas que precisam de materiais visuais para seus negócios. Cadastre-se em plataformas de trabalho freelancer ou faça contatos com empresas diretamente.
23. Crie cursos online
Crie cursos online sobre às suas técnicas, habilidades criativas e outras áreas relacionadas. Você pode vender seus cursos em plataformas como a Udemy, Teachable ou Hotmart.
24. Trabalhe com arte digital
A arte digital está em alta, e há muitas oportunidades para quem sabe criar ilustrações e outros tipos de arte no meio digital. Você pode oferecer seus serviços para empresas que precisam de material para suas redes sociais ou criar e vender suas próprias criações digitais.
25. Venda licenças de uso de suas criações
Se você tem ilustrações, fotografias, músicas ou outras criações que podem ser usadas em projetos de outras pessoas, você pode vender licenças de uso para que elas possam ser usadas em outros projetos.
26. Participe de programas de residência artística
Existem programas de residência artística em todo o mundo, nos quais artistas recebem suporte e espaço para criar sua arte. Alguns desses programas também oferecem bolsas de estudo e outras oportunidades para ajudar os artistas a desenvolver suas carreiras.

27. Trabalhe como artista de rua
Você pode vender sua arte em feiras de rua, festivais e outros eventos. Você também pode aceitar encomendas de pessoas que passam pelo local onde você está trabalhando.
Essas são apenas algumas ideias para você viver da sua própria arte, mas lembre-se que isso requer criatividade, estudo, dedicação e trabalho. O importante é identificar suas habilidades, interesses, o público que curte o que você tem para oferecer e encontrar maneiras criativas de comercializá-los.
Viver da própria arte exige clareza, coragem, resiliência e perseverança, mas é totalmente possível alcançar seus sonhos e objetivos.
Lu Madureira.
Lembre-se de que, assim como em qualquer outro trabalho, é preciso planejamento, organização e dedicação para ter sucesso.
Me fala aqui nos cometários outras ideias que você tem para viver da sua própria arte.
Veja também: