Você sabe qual a diferença entre fãs e clientes?
Quando converso com alguns clientes e pergunto para quem iremos direcionar nossas campanhas ou ações, a maioria das vezes vem seguida de um grande silencio.
Quem são os seus fãs? Quem são seus clientes? Seus possíveis patrocinadores? Para quem você tem se comunicado?
Você já parou para pensar que talvez esteja aqui a pedra no meio do caminho para o seu sucesso profissional?
Uma história curta e bem comum
Era uma vez você.
Em um belo dia Você teve uma ideia incrível para o seu negócio.
Você pensa, idealiza, sonha e prepara um incrível projeto / proposta, lembrando dos mínimos detalhes, consegue até ver o público interagindo e curtindo a sua ideia. Quando você termina, tem certeza de que está perfeito e que os investidores irão amar.
Quando você vai para a rua / mercado apresentá-lo, ninguém, nenhuma empresa parece perceber o valor dessa sua ideia incrível. Mesmo você disposto a negociar valores para que esse projeto aconteça, nada.
Quando você mostra para alguns amigos, todos eles adoram. E você se pergunta: Onde eu estou errando? Sei que a ideia é boa, validei com meus amigos, e porque os investidores não percebem o potencial que essa ideia possui?
Ai você começa a frustrar, e pensar que talvez o projeto não seja tão bom assim. Até que você desiste, coloca na gaveta, e segue a vida.
Você já passou por isso alguma vez?
Criatividade x Visão de negócio
Todos nós somos criativos de nascença, já dizia a minha sábia avó, mas não aprendemos a ouvi o outro. Não somos ensinados a, como diz Reid Hoffman: “ter humildade para entender que as respostas não estão em mim, e sim nos outros” – Neste caso.
Isso me faz pensar… Será que a sua ideia não está sendo incrível só para você?
Seus amigos irão te apoiar, porque eles farão isso com qualquer iniciativa sua, são seus amigos! Já pensou que, talvez, muitos não tem conhecimento técnico para te dar uma opinião prática.
Então eu pergunto: Você, em algum momento do processo criativo, parou para pensar se sua ideia seria de interesse institucional ou comercial dos seus possíveis sócios (investidores)?
Sim! Os investidores ou patrocinadores, são seus sócios.
Eles compram as ideias que estejam alinhadas com o objetivo / propósito institucional ou comercial deles, passando a ser sócios delas, e também a dividir os onos e os bonos desses projetos.
Reflexão:
Você entregaria o seu dinheiro, que só você sabe o trabalho que dá para conquistar, para alguém que você não conhece, que nunca realizou nada no tamanho que você está propondo? Alguém que não te oferece garantias jurídicas? Te dou um tempo para pensar…
Difícil, não é?
Dica de ouro:
Quando tiver uma ideia, pense em quem pode ajudar a viabilizá-la e como, juntos, poderão fazer ela crescer e chegar onde vocês desejam.
Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe – Clarice Lispector.
Como você vai saber o que os seus possíveis clientes, fãs ou investidores desejam? Pesquisando, estudando e perguntando para eles.
Pense que você deseja muito realizar um sonho, mas para isso você precisará de recursos humanos e financeiros, agora entenda que as respostas para a viabilização dele, nem sempre estão em você.
Então, qual a diferença entre fãs e clientes?
Os artistas têm no mínimo 02 públicos para se comunicar: Os fãs e os clientes.
Ainda não quero entrar no mérito de aumentar essas categorias: comunicação, investidores, dos tipos de fãs e clientes. Vamos simplificar, e falar apenas nessas duas categorias.
Fãs e admiradores:
São pessoas que te admiram, te seguem, te acompanham, compram seus produtos, pagam pelos seus shows, campanhas e ações.
Porém, também tem uma parte importantíssima pouco percebida nos fãs e admiradores:

- São os seus fãs e admiradores que te colocam em evidência, e te leva para os grandes palcos da vida, para os holofotes.
- Ou seja, eles que te vendem. Eles convencem potenciais clientes a te contratarem, ou a patrocinar um projeto seu.
- São eles que também abrem portas com a imprensa;
- Eles ajudam na criação de parcerias com outras personalidades já estabelecidas no mercado;
- Facilitam na aproximação de produtores e empresários;
Por tanto, sem maiores aprofundamentos, agora você entende que precisa dedicar muito amor e atenção total para eles? Saber o que eles mais gostam e admiram em você, é essencial para que você possa entregar para ele sempre mais e melhor isso.
O que é ser fã?
O Projeto Fã, que foi criado com a intenção de reunir fãs de diversos artistas a fim de entender quem são e como interagem com seu ídolo, realizou uma pesquisa para que os próprios fãs pudessem se definir, confere aqui.
Clientes:

O cliente, é o maior patrimônio de qualquer negócio, e você (autônomo ou empreendedor) é o seu negócio.
A maioria dos negócios bem sucedidos são aqueles que constroem relações do tipo ganha-ganha com seus clientes, que buscam conquistar a confiança e entender qual deles para, aí, procurar satisfazer suas necessidades. À medida que isso ocorre, todos buscam o sucesso mútuo.
Os clientes podem ser pessoas físicas ou jurídicas (empresas), que te contratam, investem e/ou compram os seus serviços, produtos e projetos. Por isso, é para ele e por ele que muitas vezes pensamos os nossos negócios.
Calma! Eu sei que você deve está pensando: “Jamais perderei minha autenticidade para convencer outra pessoa”. Saiba, que eu também jamais te pediria isso.
O que você precisa, é encontrar o equilíbrio, até porque autenticidade, sem ter quem compre, é morte.
Acho que peguei pesado! Desculpa.
Equilíbrio é a palavra chave!
Até com os seus fãs ou admiradores você precisa ceder um pouco – Um pouco! Caso contrário, você perde sua personalidade, se descaracteriza, tudo vira um tormento, e deixa de valer a pena.
Enfim, para fechar esse papo, tudo que eu trouxe aqui, é apenas para te fazer refletir para quem tem direcionado a sua energia, seus negócios, projetos,… Para quem está lançando o seu produto? Porque talvez isso pode está no meio do seu caminho.
Depois que descobrir para quem você deseja se comunicar, foque nele, estude ele, entenda onde ele está, como ele gosta de ser atendido, do que ele precisa e seja a solução.
Entender o público e saber se comunicar com ele, é parte essencial (vital) do processo de uma carreira de sucesso.
Afinal, agora que você sabe qual a diferença entre fãs e clientes, está a mais um passo do sucesso na sua carreira.
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