Artistas erram no foco das suas carreiras!

Artistas erram no foco das suas carreiras!

Partindo do mecanismo neural da lei da atração: “Tudo o que a gente foca, expande”. Ou seja, a maioria das vezes, os artistas erram no foco das suas carreiras por um detalhe. Eu vou te explicar melhor o porque disso. Continua lendo.

Sou de uma família de artistas, mas cresci entre os palcos e salas de reuniões. Passei a atuar na interseção entre esses dois universos, que juntos encantam multidões e movimentam milhões pelo mundo.

Quando afirmo que os artistas erram no foco das suas carreiras, falo com propriedade. Como produtora e empresária, dediquei inúmeras horas da minha vida negociando com investidores, contratantes, curadores, políticos,… E posso afirmar que esse negócio que pode ser bem desgastante.

Demorou um pouco, até que em um certo momento, eu entendi que o foco da carreira de alguns artistas que trabalhava estava errado.

Um modelo antigo de trabalho da cadeia artística é com o foco nos contratantes ou investidores, ou seja, nas gravadoras, produtores, empresários, casas de shows, festivais, políticos,… Sempre na tentativa de ser percebido ou escolhido por eles.

Porém, para um pouco e pensa: será que esse é realmente o foco certo? Ficar exaustivamente atrás de pessoas ou negócios, que tem seus interesses próprios, na tentativa de conseguir um espaço ou uma oportunidade de ser percebido, ter sua arte pelo menos vista. Acredito que não.

PS. Em dado momento, esse trabalho também precisará ser feito, mas de uma outra forma.

Desde que o mundo é mundo, o mercado é formado e se movimenta de acordo com a economia, e a economia se movimenta e cresce com a relação entre pessoas e negócios (negócios que são administrados por pessoas). A Arte também é feita por pessoas para pessoas. Mas o que tem de extraordinário nisso Luciana? 

O mercado se desdobra para entender o que as pessoas querem, como elas querem, como gostam de ser tratadas,… Na tentativa de oferecer, não só o melhor produto ou serviço, mas a melhor experiência para eles, e dessa forma eles movimentam a economia no mundo (estou explicando de forma bem simplificada).

Já os artistas (de forma geral), que são os mestres em promover experiências marcantes, estão totalmente voltados para o mercado, a fim de conseguir recursos para sobreviver.

Então pensem comigo, e tentem imaginar a seguinte situação:

“O mercado ama Pessoas (Público / Clientes), que amam os Artistas que amam o Mercado”.

A base de sustentação da economia do mundo são pessoas (o Público, fãs, clientes – chame como for mais adequado para você). Então porque os agentes culturais focam a maior parte dos seus dias nos gestores do mercado?

Artistas erram no foco das suas carreiras - Teatro vazio

O que você acha de começar apresentar a sua arte, o seu trabalho, para quem realmente tem interesse em conhecê-lo?

Claro que, inicialmente você precisará procurar fomentar (formar) esse grupo de pessoas que gostam do que você faz, que nós chamamos de público. Ou seja, foque e fomente o seu público. São eles que irão consumir, curtir, compartilhar, acompanhar os seus passos, te incentivar (mesmo quando você não for muito bem), mas acima de tudo, eles irão defender o que você faz.

Depois dessa informação, para um pouco, pensa e pesquisa os artistas que deram certo, ou que estão dando certo, como eles agem com o público deles.

Se todo os esforço que vocês dedicam para conquistar a atenção de empresários, produtores, políticos, investidores,… Muitos vezes, os intermediários. Ou para tentar entrar na programação de um festival, um edital, espaço em uma casa de show ou uma mostra, fosse dedicado a dar atenção para quem realmente está disposto a te conhecer, o que poderia acontecer com você?

Eu sei que você deve pensar que precisa trabalhar para sobreviver. E eu te pergunto: Será que você realmente investe o seu tempo de maneira adequada para o seu trabalho fluir?

De forma rasa, vamos pensar: E se você começar a dar atenção ao seu público de verdade? Tentar conhecê-lo, buscar onde eles estão e entender qual o perfil comum entre eles?

E se você se aproximar deles, conversar, entender do que gostam e do que não gostam? Uma coisa posso te garantir, com comprovação científica, “pessoas gostam de ser ouvidas, muito mais do que só ouvir. Pessoas querem se conectar com outras pessoas”.

“Arte é vendida por pessoas para pessoas”, ou seja, sempre dê o seu melhor e lembre-se: “nós valemos o quanto investimos”. Quando afirmo isso, não quero dizer apenas o investimento financeiro, falo de investimento de tempo para ouvir o seu público, tempo de ensaio, testes, estudo, pesquisas, para se manter sempre atualizado com o mundo.

Ofereça ao seu público a sua melhor parte! Sua melhor obra de arte, a melhor composição, o melhor prato, a fotografia que vai eternizar um momento especial da vida dele(a),… Ofereça a ele(a) um momento único. Porque nós que trabalhamos com arte, podemos promover experiências inesquecíveis.

Pessoas adoram ser bem tratadas, e percebem quando isso acontece. Você não percebe?

Diante disso, sugiro a você começar a estreitar a sua relação com o seu público, fans, admiradores (chame como preferir) agora mesmo, se quiser ter uma carreira artística sólida e de sucesso.

São essas pessoas que irão abrir as portas para você. Eles(as) irão te apresentar para a família e amigos de forma exponencial. Vão querer ter você por perto, em momentos especiais. Eles irão a shows, ouvirão suas playlists para lembrar de momentos marcantes que você proporcionou, retornarão ao seu restaurante com outras pessoas para reviver momentos e sabores de quando ele(a) experimentou a sua comida, irão comprar suas peças de exposição porque você é uma pessoa especial para eles,…

Quando essa intimidade começar a acontecer, os seus números e resultados irão falar por você! São eles que chegaram primeiro na imprensa, nas empresas, curadorias de eventos e festivais, investidores,… Não mais você com o pires na mão.

Artistas erram no foco das suas carreiras - Lu Madureira / Paparazzi

Entenda, empresas precisam vender para se manterem vivas e lucrativas. Elas investem milhões para ter trilhões de retorno, esse é o objetivo delas, e está corretíssimo, mas a pergunta é: Você, sinceramente, consegue contribuir de alguma forma com esse retorno para elas?

Políticos precisam de votos para se reeleger. Você levará o público suficiente para os eventos que eles promoverem? Qual o impacto das suas ações para o benefício deles?

Casas de show precisam de público para ter saída no bar, caso contrário quebram.

Empresários / produtores, investem tempo, networking, dinheiro, estrutura,… Para multiplicarem seus rendimentos, porque eles também têm contas a pagar, mas 0 x 0 = 0.

Neste caso dos empresários e produtores, eles até podem, remotamente, acreditar em um nome e investirem, mas você terá que ser sorteado com: o perfil de artista que eles estão procurando, no dia, hora, momento econômico deles e do país,… Entende que dependerá de milhares de fatores?

Pergunta: Você está disposto a deixar sua vida, e a vida das pessoas que vivem com você, na mão da sorte? Ou prefere arregaçar as mangas e construir o próprio espaço?

Os contratantes e investidores precisam vê-lo como um agente multiplicador. Isso mesmo! Perca o lirismo de ser apenas um artista, você é o seu próprio negócio, e o seu maior e melhor produto também é você.

Você deve está pensando: “Essa Lu fala como se fosse fácil…”. E eu te respondo: “Se fosse fácil, todo mundo faria”. Agora… Se a minha avó aparecesse nesse momento, ela iria nos interromper para te lembrar “que você não é todo mundo!“.

Espero que esse conteúdo tenha contribuído um pouco para o direcionamento da sua carreira. Porque o meu maior desejo é que vocês agentes criativos, entendam e percebam a importância que têm para o mundo, mas para isso dá certo, é importante entender como o jogo funciona.

O papel da cadeia produtiva das artes aqui no mundo, é de protagonista, e não de coadjuvante.

Um forte abraço e até breve!

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Se você tiver alguma dúvida sobre “Como fazer para ter uma Carreira Artística de Sucesso“, me escreve aqui embaixo, que eu terei o maior prazer em ajudar.

1 comentário

  1. Fantástico a intenção desta matéria. Foco, metas e objetivos que poderão ser alcançados. Mas é claro que nada vem tão fácil como se imagina. Então, resumidamente falando, vale muito a pena este conceito muito bem apresentável. Sucesso para todos nós.

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