autorresponsabilidade-e-por-onde-tudo-comeca

Autorresponsabilidade, é por onde tudo começa.

A transferência de culpa é uma atitude muito comum, que muitas pessoas praticam sem sequer perceber. Tanto na vida pessoal quanto na rotina profissional e, especialmente, quando ocorre algo negativo em nossas vidas. Você conhece, ou já ouviu falar em autorresponsabilidade? É por onde tudo começa.

A autorresponsabilidade está associada à nossa capacidade de responsabilizarmos a nós mesmos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas. Aquilo que é positivo ou negativo, e também o que nos influencia direta ou indiretamente.

Qual a importância de aplicá-la no nosso dia-dia?

Quando transferimos a responsabilidade de algo para outras pessoas, percebemos de imediato que não evoluímos. Afinal de contas, ao invés de refletir sobre as nossas ações , nós delegamos o problema para o outro. Então, a partir dessa perspectiva, como desenvolvemos nossas capacidades? 

Vejamos dois exemplos de transferência de culpa / responsabilidade:

  • Eu não me atrasaria para o show, se não fosse pelo transito na cidade;
  • Estaria em outro nível da minha carreira, se obtivesse mais apoio e incentivo público.

Agora, que tal modificar algumas palavras?

  • Eu não me atrasaria para o show, se tivesse organizado melhor o meu horário;
  • Estaria em outro nível da minha carreira, se estudasse o mercado que pretendo atuar, os artistas que já tem sucesso nessa área, e, do meu jeito, me dedicasse, verdadeiramente, para chegar onde desejo.

Percebe a grande diferença entre cada atitude? A autorresponsabilidade dá a você mais controle sobre todos os aspectos da sua vida. Sem falar na curva de aprendizado, que é sempre maior do que apontar outros culpados.

As 6 leis da autorresponsabilidade

Para adquirir uma maior consciência e exercitar um lado do qual não estava habituado em perceber, muito menos, em praticar, apontamos abaixo as 6 leis da autorresponsabilidade e que, quando repetidas até tê-las assimiladas no inconsciente, vão ajudar no seu desenvolvimento. São elas:

  • Se é para criticar os outros, cale-se;
  • Se é pra reclamar, dê sugestão;
  • Se é para buscar culpados, busque solução;
  • Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor;
  • Se é para justificar seus erros, aprenda com eles;
  • Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes.

E então, já repetiu algumas vezes as leis acima para compreender quais atitudes devem ser revistas ou repensadas antes de serem tomadas?

Esse é um primeiro e pequeno passo em direção a uma grande mudança positiva em sua vida. Crie bons hábitos fortalecedores, e passe para outro nível em sua carreira. Saiba mais 

Fonte: @febraciscoaching

1 comentário

  1. […] Leia mais sobre esse assunto, no post: autorresponsabilidade, é por onde tudo começa.  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest